sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

28/02/1904

Foi precisamente há 110 anos que, nas instalações da Farmácia Franco em Belém, Cosme Damião e mais alguns fundadores, fundaram o Sport Lisboa e Benfica. É com orgulho que digo que sou Benfiquista. É com orgulho que festejo cada aniverário do meu clube e é com orgulho que desses 110 anos, faço parte de 27. Sou do Benfica desde que me conheço. Desde sempre ouvi histórias contadas pelos meus pais em que em criança eu me sentava ao lado do meu pai, no sofá da nossa velhinha casa, a ver os jogos. Ainda me lembro de não saber o porquê de um jogador estar em fora de jogo se a bola estava dentro de campo (!!!). Cresci com o vermelho e branco como cores, com a águia como símbolo, com o Eusébio como referência. O Benfica faz parte de mim, faz parte da minha vida, faz parte do meu mundo. Quando comecei a conseguir impôr as minhas vontades obriguei literalmente os meus pais a irem ver os jogos ao velhinho Estádio da Luz. Tinha brigas com o meu pai porque queria ir para o Topo Sul e ele não me queria deixar ir. Mas fui. Tinha que descer antes do jogo acabar mas lá ia eu. Lembro-me que aqueles 90 minutos passavam a voar, tal era a excitação. Lembro-me que mal acabava um jogo eu só queria que passassem 15 dias para poder ir ao próximo. Lembro-me de chorar que nem uma madalena quando perdemos com o Leiria e de uma criança (mais que eu) se rir de mim. O tempo passou e a excitação não diminuiu. Cresci, fiz amigos e por volta dos meus 17 anos tive autorização para começar a ir a todos os estádios nacionais sem os meus pais, sempre com o "tem cuidadoooo", claro. Aos 18 anos fiz a minha primeira deslocação ao estrangeiro, fui a Villareal quando fomos jogar para a Liga dos Campeões. Vivi aquela deslocação de tal forma que o desalento de o Benfica não ter ganho o jogo rapidamente passou. Gostava de ter feito muitas mais deslocações mas como não sou rica tenho a sorte de já ter ido a Liverpool, Glasgow, Barcelona, Estugarda, Eindhoven, Bruxelas, Basileia, Bordéus, Amesterdão e a Paris (acho que não me esqueço de nenhum) em busca "daqueles" 90 minutos. Graças ao Benfica conheci a maioria dos meus amigos de hoje, conheci o meu R., viajei pela Europa atrás dos tais 90 minutos de excitação e continuo a planear viagens e deslocações. Hoje, tenho a sorte de ter um marido que partilha da mesma paixão que eu e que planeia comigo todos esses momentos que queremos viver. Acredito que se não fosse assim não seria possível. Tenho a certeza que esta é uma paixão que me vai acompanhar o resto da vida. O Benfica não se explica, sente-se. Parabéns Amor da Vida. Obrigada Cosme. V,*

1 comentário:

  1. Reconheço que é um amor bonito e que tenho um parecido, mas infinitamente melhor.

    Entretanto, também já sei qual é o dia do ano que menos gosto. ;)

    ResponderEliminar