segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A minha viagem #Serra Nevada

Falando agora de como foram as minhas férias esta semana, apesar das fotos acho que não disse, fui para a Serra Nevada. Tenho os meus skis há largos anos mas nunca levei a coisa nada a sério, era apenas para fazer umas brincadeiras com o meu pai, na Serra da Estrela, mesmo fora das pistas. O ano passado iniciei-me "à séria" no mundo das pistas com o meu R. na Serra Bejar (também em Espanha). Sem termos tido qualquer aula ou qualquer tipo de ajuda, fomos esquiando e a coisa até correu bem. Desde então, a paixão nasceu e o ski e as férias de Inverno passaram a fazer parte dos nossos planos. Mas aquela estância é um género da nossa Serra da Estrela, um pouco maior, mas uma mini estância. Daí que este ano tenhamos partido para uma coisa maior. A Serra Nevada é sem dúvida, um sítio lindo. Não tem muito pra ver, é uma Aldeia de neve com hoteis e lojas com artigos de ski, alguns restaurantes e pouco mais. Neve por todos os lados, dados os seus 2100 metros de altitude na zona mais baixa, a da Aldeia. Pistas, muitos quilómetros de pistas para esquiar e muitos teleféricos para subir até ao topo da montanha. Fiquei no hotel Monachil, do qual não tenho nada a apontar. Li alguns comentários de que o jantar da meia pensão era fraco mas não achei. Não tem muita variedade mas tinha sempre o prato de carne, de peixe e mais uma opção, para além das saladas frias. O que não podem querer é pagar por um hotel de 3 estrelas e ter serviços de um resort nas Caraíbas. O hotel tem a particularidade de permitir sair e voltar a esquiar, uma vez que está mesmo ao lado de uma das pistas azuis, a Maribel. Foram cinco dias fantásticos, umas férias muito bem aproveitadas e de muita diversão. A técnica de esquiar está cada vez melhor e claro, se lá tivesse ficado mais dias iria aprimorar a coisa, sem uma única aula. Fiz as pistas verdes todas e bastantes azuis. Tenho-vos a dizer que, apesar de ser minimamente universal, o critério de classificação das pistas acaba por ser ambíguo. Fiz pistas azuis que na estância de Bejar (que é a que tenho como termo de comparação) estavam classificadas como vermelhas. Desci pistas com inclinações que não esperava conseguir descer, fiz quilómetros que não pensava fazer. Através do registo do número do meu forfait fiquei a saber que esquiei cerca de 90 km (!!!!) nos quatro dias de ski. Fiquei espantada, não tinha noção de ter feito tantos quilómetros. Apanhámos bom tempo e apanhámos neve, o que se quer. Se há uns tempos me dissessem que eu iria de férias para fazer desporto, diria que era impossível! Agora, faz parte dos planos e já falamos no "para o ano". Adoro viajar. Acho que aquela frase feita de "Viajar é a única coisa que nos faz gastar dinheiro e nos deixa mais ricos" é a frase perfeita. Todo o dinheiro que poupo é a pensar nisso, viajar. Adorei. Quero voltar. V,*

Sem comentários:

Enviar um comentário