quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cuida de ti #3 : Exercício físico

Todos sabemos que o exercício físico é algo fundamental na nossa vida. Mais do que por querermos algum objectivo com o nosso corpo, pela nossa saúde. Mesmo quem não é muito dado ao desporto reconhece que, após o exercício feito se sente melhor consigo mesmo e tem uma sensação de bem estar geral. Não é necessário saber o porquê de isto acontecer para perceber que só faz bem. 
Existem diversos objectivos que levam as pessoas a fazer exercício físico. Pode ser para emagrecer, para tonificar o corpo ou até para engordar. Hoje vou-vos falar de alguns exercícios que ajudam a emagrecer e a tonificar o corpo.
Treino cardiovascular - Esta é sem dúvida a componente mais importante para quem pretende perder peso e podemos fazer diversos treinos deste tipo.
1 - Aeróbica - Trabalha essencialmente pernas, quadris e glúteos e pode queimar cerca de 400 calorias em 30 minutos.
2 - Bicicleta - Tem a vantagem de poder ser feito de forma estacionária, num ginásio ou mesmo em casa para quem tenha ou ao ar livre. Depende da intensidade mas podem queimar entre 250 a 500 calorias em 30 minutos.
3 - Máquina elíptica - Esta máquina é excelente para perder peso uma vez que permite queimar cerca de 300 calorias em 30 minutos.
4 - Corrida - Esta é também uma das melhores formas para perder peso uma vez que movimenta todo o corpo e pode queimar facilmente 300 calorias em 30 minutos.
Seja qual for o tipo de exercício aeróbio a intensidade do mesmo é o factor chave. O treino intervalado de alta intensidade - High intensity interval training HIIT - permite obter melhores resultados na perda de massa gorda do que o treino de baixa intensidade e longa duração uma vez que o HIIT faz com que se queimem mais calorias após o exercício e durante o repouso. Por este motivo, é importante fazer um treino com intervalos. Deve-se fazer por exemplo, cerca de 10 minutos de aquecimento com caminhada ou corrida lenta e 20 minutos de treino intervalado. Durante esses 20 minutos devem fazer-se 30/40 segundos com elevada intensidade, seguidos de 15/20 segundos com intensidade moderada, sempre a intervalar a intensidade elevada com a moderada. Claro que, para se conseguir fazer este tipo de treino é necessário ter alguma resistência caso contrário não é possível aguentar. Outra opção é, em vez de fazer os intervalos durante 20 minutos, fazê-los durante menos tempo. É uma questão de ajustar à resistência de cada um e ir aumentando consoante o desenvolvimento. Para intensificar a eliminação de gordura também podem fazer o treino cardiovascular em jejum. Esta opção é ainda uma situação controversa e de muita polémica havendo quem apoie e quem decline por completo. Existem estudos a comprovar que, nestes casos, uma vez que o organismo não recebe glicogénio há algumas horas, vai aos depósitos de gordura retirar a energia necessária para o exercício enquanto que quando fazemos o cardio de forma "normal" o organismo vai buscar energia aos alimentos recentemente ingeridos.
Para tonificar e complementar a perda de peso também é importante fazer alguma muculação, algum treino com pesos. Este treino depende dos músculos que queiram tonificar e trabalhar uma vez que é bastante específico. Não esquecer que, o treino com pesos deve ser precedido e sucedido de treino cardiovascular.
Espero que tenham gostado e que vos seja útil. Vamos lá começar a preparar o Verão e a ser saudáveis! :) V,* 














Sem comentários:

Enviar um comentário